Salário Mínimo no Uruguai: Qual o Valor Atual?

O salário mínimo no Uruguai é sem dúvida um dos maiores entre os países da América latina. No ranking ele aparece em terceiro lugar entre os maiores, ficando atrás apenas da Venezuela e do Chile, ambos em segundo lugar.  A Argentina com os seus 607 dólares se coloca no topo do ranking.

Se você tem pretensão de mudar-se para o Uruguai sugerimos a leitura desse texto. As informações aqui apresentadas contribuirão muito para o seu processo de transição entre um país e outro.

O Salário Mínimo no Uruguai: o valor atual

Salário Mínimo no Uruguai (foto: Pixabay)

A média do salário mínimo uruguaio é de 7920 pesos uruguaios, o equivalente a 405 dólares. Considerando os salários mínimos pagos em outros países da América Latina, o povo Uruguaio está com um excelente salário Mínimo, melhor até mesmo do que o brasileiro, se formos converter ambos em dólar.

Ainda se comparado aos salários de outros países o Uruguai não perde posição. Por exemplo, nos últimos nove anos a Bolívia teve um aumento de 300% em seu salário mínimo. Uma média de 207dólares. De longe, o pior valor de salário mínimo de todo o continente.

Recentemente o salário mínimo do Uruguai sofreu um aumento atingindo a média de 11.150 pesos uruguaios, o equivalente a 413 dólares. Em porcentagem, o aumento representou 11% em relação ao salário anterior.

Existem planos estabelecidos pelo novo governo para que entre 2017 e 2018 essa remuneração aumente ainda mais. A expectativa é que o salário mínimo uruguaio aumente um total de 30% nesses próximos anos. Por fim, se levarmos em consideração as taxas de câmbio atuais o valor chegaria a 500 dólares mensais como salário mínimo.

 

Direitos Trabalhistas Uruguaios

Foto: Pixabay

Se você está pensando em mudar-se para o Uruguai o salário mínimo uruguaio não é a única questão que você deve analisar. E, os direitos trabalhistas uruguaios precisam estar dentre os seus conhecimentos. Claro, fatores relativos ao custo de vida como moradia, alimentação, aluguel, roupas e entretenimento também precisam ser avaliados com certa calma. Afinal, só o aluguel de um apartamento pequeno com apenas um dormitório em um bom bairro custa em média, R$1.700,00.

Por fim, os direitos trabalhistas no Uruguai englobam todos os benefícios básicos, como férias remuneradas, direito a descanso e licenças específicas ao longo de toda a jornada do trabalhador. O que por si só é um bom ponto de destaque, tendo em vista que países como Canadá não oferecem nada disso.

Outro fato que é válido destacar quanto ao direito trabalhista no Uruguai é que todas as leis são devidamente respeitadas e levadas a sério a nível judicial. O Uruguai está entre os países que mais cumpre as determinações legais na relação entre empregado e empregador. Os outros países que compõem o resto da lista são Dinamarca, Suécia e Alemanha.

Essas foram somente algumas poucas informações, mas com elas esperamos tê-los ajudado agregando valor ao seu conhecimento a respeito do salário mínimo no Uruguai.

Caso você tenha alguma dúvida ou mesmo queira compartilhar a sua opinião sobre o Uruguai, poderá utilizar o espaço dos comentários.

O objetivo do site Administração Política é sempre trazer conhecimentos e fatos interessantes para você. Aproveiter para ler outras matérias relacionadas!

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.