Consultar Processo INSS

0

Consultar o Processo no INSS é um necessidade que muitos cidadãos brasileiros possui, sempre com o objetivo de saber se o seu benefício foi concedido ou indeferido pelo Instituto Previdenciário.

O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) administra o sistema previdenciário nacional. Uma vez que o direito social é muito buscado no Brasil, fruto da desigualdade social presente em nossa sociedade, as pessoas procuram cada vez mais por serviços do governo na internet.

Saiba como estar ciente dos seus direitos em termos do INSS e como efetuar a consulta processo INSS. É algo que pode ser feito por todos os cidadãos que deram entrada em algum benefício junto ao INSS e precisam saber o resultado do mesmo.

Neste artigo você vai aprender a consultar o processo INSS:

  • Quando deu entrada em um benefício inicial no INSS e ainda não sabe o resultado;

 

  • Quando teve o benefício negado e entrou com RECURSO junto ao INSS, mas não sabe o andamento;

 

  • Quando o benefício foi negado no INSS e você entrou na Justiça, mas não sabe como está o processo.

Entenda mais sobre o processo INSS

O INSS é responsável pela arrecadação de contribuições para manter o regime previdenciário brasileiro em vigor: aposentadoria por tempo, pensão por morte, doença, invalidez, ajudas e outros benefícios previstos em lei.

Empregadores e empregados pagam contribuições para a segurança social. Essas contribuições são usadas para financiar as aposentadorias do governo pagas a cidadãos aposentados.

Os Indivíduos que recebem remuneração de uma fonte brasileira estão sujeitos ao imposto de seguridade social local, que é retido pelo empregador ou a fonte de renda.

– As taxas de contribuição variam de 8% a 11%, dependendo do valor da compensação. Você pode fazer o cálculo INSS e saber extamente qual o valor pago a título de contribuição previdenciária.

Esse pagamento faz com que seja possível o INSS conceder e manter os benefícios da Previdência Social Brasileira.

Assim, caso um segurado precise receber um benefício, ele poderá dar entrada diretamente no INSS, necessitando, após isso, Consultar Processo INSS para saber o resultado.

Através de um passo-a-passo, você poderá fazer essa consulta diretamente do conforto da sua casa, obtendo praticidade e informações à distância de um toque no seu cotidiano.

Como consultar processo INSS?

Consulta de Processos
Consultar Processo INSS

Se você fez um requerimento de benefício inicial e deseja consultar processo INSS e obter mais informações sobre a situação do benefício, acesse este endereço: https://bit.ly/2tXbIDG.

Vai abrir a seguinte tela para fazer a consulta do Processo no INSS:

Como consultar processo INSS

Na tela acima você vai preencher com os dados solicitados, que são, nesta ordem:

  1. Número do Benefício;
  2. Data de Nascimento;
  3. Nome do Beneficiário;
  4. Cpf do beneficiário.
  5. Captha com letrar e números.

Preenchidos todos os dados solicitados, analise a condição que será mostrada no visor da tela, que pode ser:

  • Indeferido: essa situação aponta que seu benefício foi negado, o que pode vir a culminar em ações judiciais. Entre em contato com o INSS para mais informações.
  • Deferido: essa situação aponta que após a análise de seus documentos seu benefício foi aceito e você irá receber seu valor.
  • Habilitado: essa situação aponta que seu caso ainda está em análise pode tanto ser deferido, quanto indeferido.

Caso você não tenha ou não saiba o número do seu benefício, é só ligar no tel 135 e solicitar para a atendente.

Se o benefício que você deu entrada é de Auxílio Doença, então a consulta de processo INSS deverá ser feita por este link: https://bit.ly/2h3Ycr1.

E se minha consulta processo INSS for indeferida e eu desejar entrar com um recurso?

No caso de consultar processo INSS e encontrar a situação de indeferimento, é preciso entrar com um recurso até 30 dias após estar ciente da situação.

– Esse recurso será analisado diretamente em uma agência do INSS e será levado pelo órgão que ocasionou esse indeferimento.

– O recurso também pode ser solicitado através de uma ligação ao número 135 ou no site da previdência social.

O link que disponibiliza essa solicitação está no site de serviços do Governo do Brasil e também permite que seja agendado o recurso.

Você também pode ir presencialmente ao INSS resolver toda e qualquer dúvida sobre o assunto.

Sabendo tudo sobre a consulta processo INSS você pode ter acesso a sua situação o mais rápido possível e resolvê-la, em caso negativo, com o máximo de rapidez disponível e para minimizar danos.

Não se esqueça de conferir outros artigos sobre o assunto em nosso site e de entender melhor sobre a sua situação junto ao INSS através do artigo número de benefício INSS e muito mais!

Veja também como conseguir emitir a Certidão Negativa INSS de uma forma simples e rápida, no conforto do seu lar.

Outra questão importante é saber efeturar o cálculo da sua rescisão trabalhista de forma automática e sem burocracia. Em poucos instantes, inserindo alguns dados no site, você poderá saber o valor da sua rescisão.

Consultar processo de Recurso no INSS

Se você já deu entrada no recurso junto ao INSS, poderá consultar o andamento do mesmo através do sistema e-recursos do INSS sem precisar sair de casa.

O acesso ao sistema E-recursos é extramente simples e poderá ser feito de qualquer computador, tablete ou mesmo aparelho celular.

Assim, você poderá ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com o seu processo, qual o dia do julgamento e se o mesmo está pendente de alguma diligência ou exigência.

O acesso ao sistema de consulta processual de recurso do INSS é extremamente simples e poderá ser feito diretamente neste Link: https://erecursos.previdencia.gov.br/web/.

Lá você poderá consultar por um destes dados:

  • Número do Protocolo
  • Número do CPF
  • Número do benefício

Apenas com uma das três informações você já poderá acessar as informações relativas ao andamento do seu processo de recurso junto ao INSS.

A par da situação que se encontra este andamento, você poderá tomar as medidas cabíveis, inclusive entrar na Justiça Federal caso o benefício tenha sido indeferido pela Junta de Recurso do INSS.

Consultar Andamento de Processo INSS na Justiça Federal

Muitas vezes, o segurado teve o benefício negado ou indeferido no INSS e procurou um advogado para dar entrada pela justiça.

Se este é o seu caso, você deverá fazer a consulta de processo do INSS pela via judicial. Para isso, é necessário entrar no site da Justiça Federal de sua região.

Veja em qual região a Justiça Federal do seu Estado está integrada:

Clique nos respectivos Links do tribunal para consultar o andamento do seu processo INSS na Justiça. A consulta é extramamente simples. Você pode consultar por nome ou CPF e vai saber exatamente como está o andamento do seu processo.

Caso você tenha alguma dúvida em interpretar as situações do seu processo na Justiça, é recomendável que procure diretamente o seu advogado, pois ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar sobre as questões judiciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.