Agendamento Carteira de Trabalho: Como Fazer?

Agendamento da Carteira de Trabalho é possível? Todos sabem da enorme importância que a Carteira de Trabalho tem para os Trabalhadores do Brasil. O que muita gente talvez não saiba é a possibilidade de fazer um agendamento para conseguir a emissão deste documento.

Pois bem, o Ministério do Trabalho e Emprego criou um sistema online para fazer o agendamento da Carteira de Trabalho, tornando mais ágil a emissão do documento e facilitando a vida do cidadão que precisa emitir a Carteira de Trabalho e não tem tempo para perder nas filas.

Como Fazer o Agendamento da Carteira de Trabalho?

Fazer o agendamento da Carteira de Trabalho é um procedimento muito simples e poderá ser feito no site do MTE, através do seguinte endereço:

https://bit.ly/1k6lYPJ

Vai aparecer a seguinte tela:

Após entrar no site, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar o seu Estado;
  2. Escolher o seu município;
  3. Marcar a opção “Emissão da Carteira de Trabalho Brasileiro”;
  4. Preencher o código de seguraça;
  5. Clicar em prosseguir.

Após isso, vai abrir uma tela para que você escolha uma unidade de atendimento e fazer o agendamento da emissão de sua carteira de trabalho. É só clicar no ícone de um calendário, conforme imagem abaixo:

Tudo certo! Agora você escolhe a data do seu agendamento, preencha os seus dados e confirme.

 

Você já está agendado para tirar a sua Carteira de Trabalho! Compareça no dia do agendamento com todos os documentos necessários e faça o procedimento para ter em mãos a sua CTPS nova.

Agendamento da CTPS para Municípios Menores

Sabemos que muitos municípios brasileiros não dispõe de um posto do MTE e portanto, o agendamento apresentado aqui não vai valer para esses municípios.

Talvez você tenha seguido todos os passos para fazer o agendamento e quanto chegou na parte de escolher a cidade, a sua não estava contemplada na relação.

Neste caso você tem duas opções, ou escolher uma cidade maior onde tenha um posto do MTE e que seja próxima a sua cidade, ou então procurar pessoalmente em seu município o órgão encarregado da emissão da CTPS.

Normalmente, nas cidades menores, a Prefeitura Municipal disponibiliza o serviço de emissão de Carteira de Trabalho no chamado PAT (Posto de atendimento ao trabalhador). Caso a sua cidade não possua este posto, sugerimos que você procure a Prefeitura e se informe sobre o local de emissão de Carteiras de Trabalho.

Agendamento da Carteira de Trabalho pelo canal 158

Caso você tenha difculdades em fazer o agendamento da sua Carteira de Trabalho através do site do Ministério do Trabalho, não precisa ficar preocupado. Existe outra forma bem simples de fazer esse agendamento.

Estamos falando do CANAL 158 do MTE, que disponibiliza diversos serviços para o trabalhador.

Para conseguir fazer o agendamento por este canal, basta apenas ligar no número 158 e escolher a opção de agendamento.

Além de fazer agendamentos, o canal 158 do MTE também faz outros tipos de serviços, como:

Mas, afinal, o que é a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho, conhecida também como CTPS, é um documento que serve para que sejam anotados os Contratos de Trabalho do Empregado. É através dela que é possível manter um histórico de todos os empregos que uma pessoa já trabalhou.

Mas não é só isso. Na Carteira de Trabalho também constam as anotações dos vínculos trabalhistas, referentes à alteração salarial, férias, licenças e outros fatos relevantes que podem ocorrer na vida laborativa de um empregado.

A grande importância da Carteira de Trabalho reside no fato de este documento comprovar o tempo de serviço do cidadão, algo muito relevante, sobretudo no momento de uma aposentadoria ou qualquer outro benefício da Previdência Social.

É importante você saber que a emissão da Carteira de Trabalho é gratuita e nenhuma taxa será cobrada. Até mesmo a segunda via deste documento é emitida de forma gratuita pelo governo, não precisando pagar nada por este serviço.

Tirar a Carteira de Trabalho

Quem pode ter Carteira de Trabalho?

Normalmente, as pessoas tem dúvidas sobre quem pode ter Carteira de Trabalho, qual a idade mínima para tirar esse documento e outras questões. Mas de uma forma geral, pode tirar a CTPS as seguintes pessoas:

  • Brasileiros natos com 14 anos ou mais;
  • Brasileiros Naturalizados (mesma idade acima descrita);
  • Estrangeiros (CTPS para estrangeiros).

Documentos necessários para a Emissão da Carteira de Trabalho

Para emissão da Carteira de Trabalho, é importante você ter em mãos alguns documentos. Portanto, anote o que você vai ter que levar no dia do agendamento da sua Carteira de Trabalho para evitar problemas :

  • Documento oficial com Foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Um comprovante de Residência Atualizado;
  • Certidão de Nascimento ou se for casado de Casamento;
  • Uma foto 3×4 colorida, que tenha sido tirada recentemente.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre os documentos necessários para tirar a CTPS, assista o vídeo a seguir que informa melhor e de forma clara quais os documentos necessários:

Perdi Minha Carteira de Trabalho, Como tirar a segunda via?

Se você perdeu a sua CTPS, não precisa ficar desesperado. É muito comum acontecer da pessoa perder, ter roubada, extraviada ou danificada a sua CTPS. Nestes casos, os procedimentos vão ser muito parecidos quando da emissão da primeira via da Carteira.

Você vai entrar no site e ao invés de solicitar a emissão da Carteira de Trabalho, vai solicitar a 2° via. Os outros procedimentos do agendamento da Carteira de Trabalho são iguais.

Os documentos necessário para conseguir a segunda via são praticamente os mesmos, com exceção de dois que você precisa apresentar também:

  • Documento que comprove o número da carteira anterior;
  • Boletim de Ocorrência da perda da CTPS anterior.

Carteira de Trabalho Digital

Tem uma grande novidade aí na Praça. Trata-se da CTPS digital. Mas calma, não é que velha e boa Carteira de trabalho vai deixar de existir. Lançada no ano passado, a CTPS digital é um aplicativo onde você poderá consultar os dados através do celular.

O Aplicativo Carteira de Trabalho Digital está disponível para o Android e I0S.

Para baixar o aplicativo para Android, clique aqui.

Para baixar o aplicativo para I0S, clique aqui.

Dificuldades para Fazer o Agendamento da CTPS

Muitas pessoas estão relatando dificuldades na hora de fazer o agendamento para tirar a Carteira de Trabalho. Segundo essas pessoas, o sistema de agendamento da CTPS não oferece vagas para as suas cidades.

A dificulde de conseguir as vagas pode ser explicada pela enorme procura do serviço pelos trabalhadores brasileiros, e pela pouca oferta de vagas oferecidas.

Mas fazendo uma pesquisa rápida na internet podemos ver diversas dicas para driblar este problema. Uma dessas dicas é acessar o sistema no horário de seis horas da manhã, segundo uma pessoas que postou um vídeo no Youtube.

Aparentemente, esse é o horário que as vagas são disponibilizadas no sistema de agendamento, assim, quem chegar primeiro leva. Então se você está tendo dificuldades em fazer o agendamento da Carteira em sua região, tente seguir essa dica de fazer o agendamento extamente às seis horas. Pode ser que você tenha sucesso em seu agentamento. Para finalizar, vamos deixar aqui o vídeo que foi compartilhado no Youtube demonstrando como fazer o agendamento.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.