Princípios e Diretrizes do SUS

O Sistema Único de Saúde possui um conceito ampliado, resultante de embates teóricos e políticos, a partir do qual, foram estabelecidos alguns princípios e diretrizes, cujo objetivo era transformar a concepção de saúde no país, visando a necessidade de unidades de atendimento à atenção primária de saúde de forma gratuita e igualitária.

Para utilizar o serviço de saúde público é preciso que o cidadão tenha o cartão SUS, cujo número de seu registro será arquivado na rede, de forma a permitir a identificação e o acesso ao histórico do paciente na rede de atendimento, independente de sua localidade no país.

O sistema SUS trata-se do serviço de saúde mais utilizado no país e para que o mesmo sempre funcione são realizadas mudanças e elaboração de uma visão que contribua para qualidade e princípios do mesmo.

Veja também:

Fazer o agendamento para tirar Carteira de Trabalho

Documentos para alistamento militar obrigatório

Quais são os princípios e diretrizes do SUS?

Universalização

Esse princípio indica que a saúde é um direito de qualquer cidadão e é dever do Estado assegurar o mesmo. Além disso, o acesso aos serviços oferecidos pelo SUS deve ser garantido a todos, independente de raça, condição social, ocupação, cor, sexo, identidade de gênero e outros.

Equidade

A equidade é um princípio que visa diminuir as desigualdades, apesar do SUS ser um sistema para todos terem acesso aos serviços de saúde, as pessoas são diferentes e suas necessidades seguem o mesmo caminho, ou seja, a equidade significa tratar os cidadãos de acordo com a sua necessidade, investindo onde há mais carência.

Integralidade

Nesse quesito as pessoas são consideradas como sendo um todo, para que sejam atendidas as necessidades da população. Colocar a integralidade no SUS em prática é importante para realizar ações que incluam a promoção da saúde, tratamento, reabilitação, prevenir epidemias e doenças, pois a integralidade pressupõe a promoção da saúde com as demais políticas públicas existentes, para que seja assegurada a atuação em diferentes áreas com repercussão na área da saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Hierarquização e Regionalização

Os serviços precisam ser organizados nos mais variados níveis de complexidade da área da saúde, circunscritos em determinadas áreas do país, planejados de acordo com os critérios epidemiológicos e conhecimento teórico da população que será atendida pelo SUS. O princípio de regionalização é um tipo de processo de desenvolvimento entre serviços existentes que visam o comando de unificação. Enquanto o processo de hierarquização procede à divisão do nível de atenção a saúde que garanteas políticas de acesso aos serviços que fazem parte da complexidade de cada caso, de acordo com os limites de recursos que se encontram disponíveis em cada região.

Comando único e Descentralização

Descentralizar significa redistribuir a responsabilidade e o poder dentre os níveis do governo em relação ao sistema de saúde pública. Desse modo, a mesma tem como objetivo a prestação de serviços de qualidade, além de garantir a fiscalização e o controle dos mesmos através dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade do sistema é descentralizada até o município em questão, onde devem ser fornecidas as condições administrativas, técnicas, gerenciais e financeiras para o exercício da função.

Para que seja válido o processo de descentralização, existe a concepção constituinte de comando único, na qual as esferas do governo são autônomas e soberanas em certas atividades e decisões, desde que respeite os princípios gerais do SUS e participação da sociedade na verificação dos serviços.

Participação dos cidadãos

É importante que a sociedade participe do sistema de saúdede forma regular, onde podem fazer parte dos Conselhos e Conferências na área da saúde que possuem o objetivo de controlar, formular estratégias, avaliar a execução de políticas de saúde e serviços prestados à população.

Portanto, esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre os princípios e diretrizes do SUS. Se restou alguma dúvida, basta deixar um comentário. Ficaremos muito felizes com sua mensagem.

O SUS tem diversos princípios de diretrizes

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.