Diferença Entre Polícia Civil e Polícia Militar no Brasil

Não são todas as pessoas que conhecem as diferenças entre a polícia civil e a polícia militar, mesmo que os serviços prestados sejam específicos para cada tipo de polícia em todo Brasil. É preciso considerar que, mesmo que os serviços prestados sejam diferentes, ambos os modelos de polícia buscam o mesmo objetivo: a representação dos interesses públicos e de manutenção da ordem jurídica.

Além disso, não são todos os policiais que são obrigados a trabalhar usando uniforme, ou trabalhar com investigações. Existem inúmeras diferenças entre a polícia militar e a polícia civil que partem da ideia de que cada uma possui sua própria forma de atuação, complementando a ação uma da outra.

São sistemas diferenciados, porém colaborativos, ou seja, eles não competem em suas funções e auxiliam diretamente na estrutura organizacional para o combate ao crime, sendo esse o principal objetivo de ambas: o combate ao crime. Conheça a seguir as principais diferentes entre os policiais civil e militar no Brasil.

 Atribuições da Polícia Civil

A polícia civil responde ao Governo Estadual, também sendo conhecida como Polícia Judiciária, pois está diretamente ligada com as investigações para encontrar provas, além das questões de segurança social que não costumam ser tão rápidas.

É de responsabilidade da polícia civil realizar uma investigação aprofundada e encontrar a solução para crimes que são registrados, sendo esta a principal diferença entre as policias civil e militar, onde a civil já atua sabendo o crime (pois o mesmo já aconteceu) enquanto a polícia militar precisa descobrir o que aconteceu e até mesmo evitar que um crime aconteça ou apenas observar para evitar que um crime venha a acontecer.

Os policiais civis nem sempre andam fardados, pois suas principais atividades não são ostensivas. Assim, nem sempre é possível que as pessoas vejam as forças policiais civis em ação.

O que faz a Polícia Militar e a Polícia Civil
Diferença entre Polícia Militar e Civil

 Atribuições da Policia Militar

A Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo, ou seja, é o tipo de polícia responsável pelo combate ao crime de forma imediata através da presença nas ruas e com seu potencial coercitivo.

Essa é apenas mais uma diferença importante entre esses dois modelos de polícia, pois a civil é uma força com foco nas investigações enquanto a militar se dedica à vigilância e uma repressão de forma rápida e imediata para atos criminosos e ilícitos. Como por exemplo, após a ocorrência de um assalto, onde o boletim de ocorrência deve ser registrado na polícia civil imediatamente ou durante o assalto, que é de responsabilidade da polícia militar pegar o assaltante no flagra ou após o ato.

É importante não confundir as ações entre os policiais, mesmo que estejam na carreira militar e compartilhando a nomenclatura e postos parecidos, as especificações para cada tipo de polícia é completamente diferente.

As forças armadas, por exemplo, respondem ao Poder Executivo Federal, como ato de serviço à pátria, agindo sempre de acordo com os interesses do Estado como instituição e a Polícia Militar deve agir sempre para a manutenção da licitude das ações que acabam ocorrendo diariamente em nossa sociedade, que deve ser respondida ao Poder Executivo Estadual, em cada unidade federativa no país.

Conclusão

Você viu neste artigo quais são as diferenças básicas entre as Polícias Civil e Militar, compreendendo a importância de cada uma para garantia da ordem pública e prevenção de crimes.

Infelizmente, mesmo com toda estrutura do poder policial no país, nem sempre é possível desvendar ou prevenir os crimes. Por esse motivo, algumas pessoas chegam até mesmo a propor a unificação das polícias, como forma de uma melhor integração e eficiência na Segurança Pública.

Leia Também:

Avisar sobre Blitz é Crime?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.