Dicas e Direitos ao Contratar Prestadores de Serviços

Quando algum problema surge em sua casa e você não tem conhecimento para resolver, a melhor solução é contratar um prestador de serviços para te auxiliar.

No entanto, algumas complicações podem surgir dessa contratação, sendo necessário saber quais os seus direitos nessa situação.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre seus direitos como consumidor na contratação de prestadores de serviço, e algumas dicas de cuidados neste momento. Leia e confira!

Contratando prestadores de serviço

Os prestadores de serviço são extremamente úteis em nosso cotidiano. Esses profissionais podem ser autônomos ou empresas, e nos auxiliam em soluções específicas para quais não temos conhecimento.

Contratando Prestadores de Serviço

Por exemplo, caso você tenha problemas em eletrodomésticos ou no sistema elétrico de sua casa, contratar um eletricista é a melhor solução para eliminar todos os riscos à vida, como incêndios ou explosões.

Esse exemplo também serve para encanadores, pintores, jardineiros, e outros serviços que demandam uma capacitação específica para evitar problemas.

O processo de contratação desse tipo de mão de obra tem sido muito facilitado através de plataformas que facilitam o contato entre consumidor e profissional.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar uma contratação, pois coisas como falha no serviço ou no contrato podem gerar muita dor de cabeça.

Direitos do consumidor ao contratar prestadores de serviço

Caso haja algum problema na prestação do serviço, como algo que ficou mal acabado ou não foi realmente feito, o consumidor deve primeiramente conversar com o profissional para buscar uma solução.

Se o contato com o prestador de serviço não for eficiente, o consumidor deve recorrer aos órgãos de defesa ao consumidor.

Caso o profissional não cumpra o que foi combinado no contrato, ele também deve procurar os seus direitos.

O código do consumidor garante o cumprimento do contrato, por isso, o pagamento pode ser efetuado mesmo com divergências, pois a outra parte será obrigada a também cumprir com sua parte.

Dicas para uma boa contratação

  • Faça sempre uma pesquisa de orçamentos entre os prestadores de serviços
  • Informe detalhadamente ao profissional o tipo de reparo e serviço que você precisa
  • Peça um orçamento por escrito, com valor, tipo de serviço, problema a ser resolvido e soluções
  • Exija o recibo dos pagamentos e nota fiscal pelo serviço e material utilizado
  • Limite qualquer adiantamento a 50% do valor final do serviço
  • Verifique com atenção após o serviço, para se certificar de que tudo está de acordo com o combinado

Como se livrar de futuras dores de cabeça na contratação

Além das dicas acima, uma das formas mais eficientes de evitar dores de cabeça com a contratação de prestadores de serviço é buscar referências.

Cuidados na Contratação de Prestadores de Serviços

Para isso, você pode contar com a ajuda de algumas plataformas como a Adrua, que disponibilizam profissionais com avaliações, onde você pode se basear para fazer as melhores contratações.

Está precisando de prestadores de serviços e quer evitar maiores complicações? Então confira aqui as opções e avaliações de alguns profissionais!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.