O que acontece em caso de empate entre os canditados?

Muita gente já se perguntou e você também quer saber: o que acontece em caso de empate entre dois candidatos?

A resposta parece simples, mas foi necessária a criação de algumas regras para que tudo ficasse “nos conformes” no caso de um empate.

A eleição é um período especial para qualquer país do mundo. E em casos como do Brasil, que viveu um período militar, a eleição é uma época a ser celebrada, já que os cidadãos têm o poder de escolher quem governará o país nos próximos anos.

Um ponto a ser registrado é que nem sempre uma eleição vai para o segundo turno e, por mais que um local esteja dividido por conta da disputa política, um empate pode mudar o destino da cidade ou estado.

O que acontece em caso de empate entre dois candidatos?

Em casos de eleições com dois turnos, os eleitores têm a possibilidade de escolher os seus candidatos novamente.

Por exemplo: se você vive em um estado onde a eleição não é resolvida no primeiro turno, haverá uma nova eleição para definir qual será o novo governador. O mesmo caso surge para presidente.

Porém, em cidades muito pequenas, com menos de 200 mil eleitores, o segundo turno não acontece e, por conta disso, se o empate for de números iguais, é eleito o candidato mais velho. Somente os votos válidos são contados, os nulos e brancos são ignorados na contagem.

Empate entre candidatos
Quando dois canditados empatam em uma eleição, existem critérios para que ocorra o desempate

Mas… e se tiver um empate no segundo turno?

É muito improvável que aconteça um empate mesmo no segundo turno, mas caso isso venha a acontecer, o mais velho é eleito.

Essa é a regra padrão para esse tipo de acontecimento. Vale lembrar que para vencer no primeiro turno, um candidato precisa atingir mais de 50% dos votos válidos.

Você pode estar se perguntando se alguma eleição já foi resolvida dessa forma… e foi!

No ano de 2016, na cidade de Cariús, no Ceará, candidatos do PSDB e PMDB terminaram a disputa eleitoral com o mesmo número de votos: foram exatamente 5,811 votos para cada um.

Os candidatos Iran, do PSDB e Nizo, do PMDB arrecadaram o mesmo número de votos na eleição da cidade que conta com cerca de 18 mil habitantes.

O que é um empate técnico e o que isso influencia na eleição?

O termo “empate técnico” é a forma utilizada pelos institutos de pesquisa para informar ao eleitor que aqueles candidatos citados estariam possivelmente com o mesmo número de votos caso o pleito fosse aquele dia.

Em dado do Ibope Inteligência, é considerado um empate técnico aquela diferença entre dois candidatos pesquisados que “se encontram” nas margens de erro das pesquisas.

Ou seja, quando existe um intervalo de confiança na resposta dos entrevistados. Se um candidato tem 27% na pesquisa e o outro tem 30% e a margem de erro for de três pontos, esse dado pode variar entre 27 e 24% (para menos) ou 27 e 30% (para mais).

Em contrapartida, o candidato que tem 30% pode se distanciar do oponente indo de 30 a 33% (para mais) ou de 30 a 27% para menos. Ou seja, eles estão empatados tecnicamente.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.