As Melhores Dicas de Segurança Para Trabalhar em Altura

A partir de 2 metros, no Brasil é considerado altura elevada, e, portanto, existem riscos de acidentes e até morte. No país, milhares de profissionais todos os anos sofrem algum tipo de acidente devido a trabalho em alturas elevadas, e para regulamentar a segurança necessária nesses casos, é que a NR35 foi criada.

Equipamento apropriado, atenção e cuidado, são algumas das exigências da Norma Regulamentadora 35 e neste artigo, veremos as melhores dicas de segurança para trabalhar em altura, seguindo rigorosamente todos os processos da NR35.

Observe O Local De Trabalho

Antes de subir a uma altura considerável, observe todas as opções para que esse trabalho seja feito e o nível de perigo que ele oferece. Observe se o local é aberto ou fechado, pois aberto, existem maiores riscos, principalmente se houver ameaça de chuvas e outras intempéries.

Fazer PT, APT e ART são fundamentais para que a segurança seja mantida. Em locais fechados, observe a iluminação local, e se todos equipamentos necessários estão em perfeitas condições de uso e nos locais corretos.

Trabalho Noturno, Tenha Mais Atenção

Muitos trabalhadores precisam trabalhar a noite, e tudo se torna um pouco mais perigoso, quando o assunto é trabalhar nas alturas. Nesse caso, os cuidados tomados durante o dia devem ser redobrados, já que a dificuldade de visualização é muito maior e existe a questão do sono, que pode ser fatal. Por isso esteja completamente descansado para fazer qualquer tipo de serviço em alturas elevadas, e reforce o sistema de segurança para evitar surpresas desagradáveis.

Cuidado Com Os Materiais E Produtos Frágeis

 

Em alturas elevadas, dependendo do serviço que fará será necessário levar produtos e materiais que sejam perigosos ou muito frágeis, o que denota um cuidado maior da parte do profissional.

Ao manusear produtos perigosos como corrosivos por exemplo, é importante estar com todo equipamento e dispositivos de segurança como óculos e luvas. Materiais inflamáveis e frágeis, também devem ter atenção ainda maior com o vestuário e manuseio.

Observe O Que Acontece Em Solo E Sinalize Ao Máximo

Enquanto está focado no serviço, o profissional que trabalha em altura pode se ´´desligar“ um pouco do seu entorno ou do que acontece no solo, mas é sempre bom dar uma olhada se está correndo tudo normalmente ou existe riscos para quem está embaixo.

Para evitar esses transtornos e até acidentes, é fundamental que antes de subir, o profissional sinalize a área que irá trabalhar, de forma que as pessoas, tanto funcionários como transeuntes, saibam que ali é área restrita e necessário cuidado para passar nas imediações.

Cuidado Com O Excesso De Confiança

Profissionais que estão a muito tempo trabalhando em uma área, costumam fazê-la com muita rapidez e eficiência, porém podem cometer erros e dependendo do trabalho, esses erros podem ser fatais. Esse é o caso de quem trabalha com altura, pois todo cuidado é pouco, já que pequenos erros podem resultar em danos permanentes.

Por isso nunca confie em si mesmo ao ponto de abrir mão da segurança e das normas NR35. Deixar de usar equipamento necessário, fazer serviços na chuva e em sol escaldante sem capacete ou não usar óculos de segurança e não se atentar para usar as tiras e cintas, são erros inadmissíveis que podem inclusive, segundo a norma, impedi-lo de continuar trabalhando na área.

Seja Um Profissional Qualificado

A NR35 é uma regra séria e que deve ser devidamente seguida para evitar riscos e principalmente acontecimentos trágicos em alturas elevadas, por isso é fundamental que todo profissional que trabalha desta forma, conheça bem essas regras.

Os cursos online NR35, oferecem todo conhecimento para que o profissional esteja qualificado e com conhecimento total , trabalhando com segurança e oferecendo serviço de qualidade.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.